quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

escala de avaliação e diagnóstico

Diagnóstico e Estatística – DSM-IV - ESCALA

TDAH: SNAP-IV foi construído a partir dos sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatística – IV Edição (DSM-IV) da Associação Americana de Psiquiatria. Esta é a tradução validada pelo GEDA – Grupo de Estudos do Déficit de Atenção da UFRJ – e pelo serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS.

TEXTO EXTRAÍDO DA MONOGRAFIA DE

ERIKA ALESSANDRA BARBOSA

ISMENIA DE OLIVEIRA COSTA FERNANDES

SOBRE

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: HIPERATIVIDADE

Monografia apresentada como exigência do término do curso de Pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo sob orientação da Profª Drª Denise D´Aurea Tardeli.

Entre as características do TDAH:

As crianças com TDAH são freqüentemente acusadas de “não prestar atenção”, mas na verdade elas prestam atenção a tudo. O que não possuem é a capacidade para planejar com antecedência, focalizar a atenção seletiva e organizar respostas rápidas. (Curso EAD, TDAH, Portal Educação, 2008).

Transtorno de Déficit de Atenção-hiperatividade se desmembram ou é conseqüência um do outro?

Diante desta dúvida, procuramos encontrar algo nos trouxesse uma explicação.

Em uma matéria de revista, sobre o TDAH, foi feita uma entrevista com o Drº Marco A. Arruda.

Marco A. Arruda é mestre em Medicina, doutor em Neurologia, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA).

Ele expressa o seu conceito sobre o TDAH.

“O TDAH é um transtorno genético e neurobiológico, mais freqüente na infância e adolescência. O maior impacto na escola é no aspecto comportamental e de desempenho acadêmico. Sabemos, hoje, que o problema do TDAH não é apenas a dificuldade de atenção, impulsividade e inquietação, mas, sobretudo, a disfunção executiva. Entende-se por ela, a dificuldade que as crianças tem em planejar, montar estratégias, estabelecer objetivos, controlar-se, conseguir avaliar e armazenar informações na memória. Imagine uma criança ou adolescente sem o bom desempenho destas funções. Ocorreria um verdadeiro desastre no processo de aprendizagem, mesmo que o aluno tenha uma inteligência normal ou, ainda, acima da média”. Guia (Prático para professores de Ensino Fundamental I,2008)

Ele fala de como os professores podem identificar a presença do TDAH nos alunos, diz que existem numerosas escalas que ajudam o professor a levantar a suspeita de TDAH. Entre elas cita o SNAP-IV, para ele, um questionário de fácil aplicação e muito útil para o médico conhecer o comportamento da criança em sala de aula, servindo como uma comunicação entre o educador e o especialista.

O questionário denominado SNAP-IV foi construído a partir dos sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatística – IV Edição (DSM-IV) da Associação Americana de Psiquiatria. Esta é a tradução validada pelo GEDA – Grupo de Estudos do Déficit de Atenção da UFRJ – e pelo serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS.

As perguntas do questionário SNAP-IV, são semelhantes ao questionário anterior, o que difere é o seu meio de avaliação.

Seu critério de avaliação é mais preciso, não é apenas responder SIM ou NÃO. Ele quer saber em nível quantitativo tal comportamento acontece.

Exemplo: Fala em excesso

( ) nem um pouco ( ) só um pouco ( ) bastante ( ) demais

A seguir, as perguntas do questionário SNAP-IV.:

01-Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas.

02-Tem dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer.

03-Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele.

04-Não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações.

05-Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades.

06-Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado.

07-Perde coisas necessárias para atividades, como brinquedos, deveres da escola, lápis ou livros.

08-Distrai-se com estímulos externos.

09-É esquecido em atividades do dia-a-dia.

10-Mexe as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira.

11-Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado.

12-Corre de um lado para o outro ou sobe em móveis em situações em que este comportamento é inapropriado.

13-Tem dificuldades em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma.

14-Não pára ou está, freqüentemente, a “mil por hora”.

15-Fala em excesso.

16-Responde perguntas de forma precipitada antes de elas terem sido terminadas.

17-Tem dificuldade de esperar sua vez.

18- Interrompe os outros ou se intromete nas conversas, jogos, brincadeiras e outros.

Como avaliar:

1- Se existem pelo menos seis itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” nas questões de 1 a 9, existem mais sintomas de desatenção do que o esperado em uma criança ou adolescente.

2- Se existem pelo menos seis itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” nas questões de 10 a 18, existem mais sintomas de hiperatividade e impulsividade do que o esperado numa criança ou adolescente.

Referencia Bibliográfica:

1- www.tdah.org.br/diag01.php

2- www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101...script...

3- bases.bireme.br/

4- www.adhdcanada.com/pdfs/SNAP-IVTeacherParetnRatingScale.pdf

5- asm.sagepub.com/cgi/content/abstract/15/3/317 –

6- www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=966 –

Postado por :

Regina Donnamaria Morais

Fonoaudióloga

Diretora do Centro de Convivência Florescer – Santos

Diretora do Centro de Convivência Ecovivência – Santos

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